Financial Times reconhece o Grupo Prosegur como a empresa mais “inclusiva e equitativa” do setor de segurança privada do mundo

●    Esse reconhecimento destaca o compromisso e a liderança do Grupo Prosegur em diversidade e inclusão, um aspecto fundamental na gestão de sua força de trabalho de mais de 175.000 funcionários

O Grupo Prosegur, líder no setor de segurança privada, foi incluído pelo segundo ano consecutivo no ranking “Diversity Leaders”, elaborado pelo Financial Times em colaboração com a Statista. Nessa ocasião, a empresa espanhola alcançou a sétima posição na categoria 'Business Services and Supplies', subindo da nona posição obtida no ano anterior.

Esse reconhecimento reafirma o compromisso da empresa com a inclusão e a igualdade, valores que a empresa continua a fortalecer em sua estratégia global por meio de políticas corporativas e programas de diversidade. 

A metodologia para a seleção das empresas líderes em diversidade consistiu em uma avaliação abrangente de mais de 100 mil funcionários de uma série de empresas europeias, que avaliaram as políticas e práticas de diversidade e inclusão de seus empregadores. Essas entrevistas foram responsáveis por 70% da pontuação final, complementada por três indicadores objetivos: a porcentagem de mulheres em cargos de gerência, iniciativas pró-diversidade e a pontuação de diversidade calculada pelo Denominador da empresa. A lista final inclui as 850 empresas mais bem avaliadas, colocando o Grupo Prosegur na 155ª posição, o que representa um avanço representativo em relação à 283ª posição alcançada no ano anterior. 

“Subir posições nesse ranking reforça o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão, que são parte fundamental de nossa cultura corporativa. Uma força de trabalho diversificada não apenas enriquece a empresa, mas também gera um impacto positivo na sociedade. Continuaremos promovendo esses valores fundamentais para construir um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e igualitário para todos”, destacou Juan Luis Martín, Diretor Global de Recursos Humanos do Grupo Prosegur.

Com uma força de trabalho de mais de 175 mil funcionários, o Grupo Prosegur integrou a diversidade como um valor essencial em sua gestão de mão de obra. Atualmente, 21% da força de trabalho da empresa é representada por mulheres, superando assim a média do setor. O Comitê Técnico Consultivo da BME Exchange reconheceu em 2024 o compromisso da empresa com a igualdade, incorporando a Prosegur ao índice “Ibex Gender Equality”, o primeiro índice espanhol de igualdade de gênero que inclui valores cotados na bolsa de valores que têm uma porcentagem de mulheres em sua força de trabalho entre 25-75%, no caso do conselho de administração, e entre 15-85% para a alta administração. 

Durante 2024, a empresa participou de iniciativas significativas, como Empowered Women, Tecnnovation Girls e Target Gender Equality, com o objetivo de fortalecer a participação e o desenvolvimento de talentos femininos. Além disso, o compromisso da Prosegur com a diversidade e a inclusão se reflete em ações tangíveis, como o Centro Especial de Emprego Aprocor-Prosegur, que desde 2007 oferece oportunidades reais de trabalho a pessoas com deficiência.