Seu estabelecimento pode se negar a vender por falta de troco?
O que fazer quando seu estabelecimento não tem troco? Descubra as soluções de dinheiro que existem para facilitar a gestão de numerário da sua empresa.
Índice:
A escassez de troco é uma situação frequente no varejo. Para evitar problemas com os clientes ou possíveis multas, é importante que o seu negócio esteja preparado para evitar a falta de troco, buscando sempre alternativas que inovem e evitem qualquer situação.
A gestão de numerário é uma questão crucial para estabelecimentos comerciais de todos os portes e segmentos. É preciso estar atento às soluções disponíveis para auxiliar a Gestão finaceira de seu negócio. Já estão disponíveis opções mais inovadoras como os caixas eletrônicos e cofres inteligentes.
No entanto, mesmo com o avanço das tecnologias, ainda é comum encontrar estabelecimentos que se recusam a vender produtos ou serviços por falta de troco. Mas será que essa prática é legal?.
Legislação e normas vigentes referentes ao troco
A legislação brasileira é clara ao determinar que é obrigação do estabelecimento comercial fornecer o troco ao cliente, caso este pague por um produto ou serviço com uma quantia superior ao valor da compra. A não realização dessa prática pode acarretar penalidades para o estabelecimento. A obrigatoriedade do fornecimento de troco está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Mais especificamente no artigo 39, inciso V, onde é estabelecido que a prática de recusar o atendimento a clientes que desejam pagar à vista é proibida.
Além disso, em alguns estados brasileiros existe uma lei específica que regulamenta a obrigatoriedade do troco. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Estadual nº 15.659/2015 determina que o estabelecimento é obrigado a fornecer o troco integral em espécie, mesmo que seja necessário utilizar moedas fracionárias.
Penalidades previstas em caso de descumprimento das leis
O descumprimento dessas leis relacionadas ao troco pode acarretar diferentes penalidades para o estabelecimento. O local pode ser multado pelo Procon e até mesmo ter o seu alvará de funcionamento suspenso.
Além das questões legais, a falta de troco causa insatisfação nos clientes e prejuízos por perdas de vendas.
Alternativas para evitar a falta de troco
Diante da legislação vigente, é fundamental que os estabelecimentos comerciais gerenciem as condições necessárias para fornecerem o troco aos clientes de forma eficiente e organizada.
Uma das alternativas para evitar a falta de troco é investir em soluções de dinheiro que facilitem a gestão de numerário da sua empresa.
Gestão de Troco
Em termos de soluções de dinheiro para o seu negócio, a Prosegur Cash oferece também a solução de "Gestão de Troco", que planeja, prepara e fornece dinheiro aos estabelecimentos comerciais com segurança e eficiência.
Garantindo a disponibilidade de troco de forma estratégica, de acordo com a sazonalidade e necessidade do negócio.
Um complemento importante são os caixas eletrônicos dentro do próprio estabelecimento, oferecendo aos clientes a facilidade de retirar dinheiro a qualquer momento.
Independentemente das soluções adotadas, é importante que o estabelecimento esteja sempre atento às normas e legislações vigentes, que regulamentam a obrigatoriedade de fornecimento de troco e as penalidades previstas em caso de descumprimento dessas leis.
Além disso, é fundamental garantir que o atendimento ao cliente seja sempre o melhor possível, evitando que a falta de troco se transforme na perda do cliente e de vendas.
Outras medidas para lidar com a falta de troco
Uma boa gestão de numerário para troco passa necessariamente por conscientizar os colaboradores sobre a importância de se cumprir a legislação e ao mesmo tempo garantir um atendimento de qualidade aos clientes.
Outra sugestão é manter um bom relacionamento com os fornecedores e bancos locais, pois isso pode facilitar o acesso a moedas e notas de menor valor quando necessário.
Como a Cash Today ajuda a evitar problemas de troco
Resumindo o exposto acima, para evitar problemas com a falta de troco e garantir a satisfação e fidelidade dos clientes, é fundamental adotar uma série de medidas, como investir em soluções tecnológicas que respeitem as preferências dos clientes. Também é importante manter um bom relacionamento com fornecedores e bancos, e garantir a capacitação adequada da equipe.
Os serviços da Cash Today oferecem todas essas soluções, sendo que o planejamento e gestão dos serviços são personalizados para se adequarem ao tipo e tamanho do seu negócio. Assim, a Cash Today dá ao seu negócio os instrumentos necessários para que a equipe possa focar no aumento de vendas e na fidelização dos clientes.
-
Dinheiro em espécie na era digital: Mito ou realidade?
Novembro 15, 2024
-
PIX: Revolucionando o saque em espécie no varejo
Novembro 15, 2024
-
Internacionalização de empresas: O que é preciso?
Outubro 14, 2024