Gestão de tesouraria: fundamental para o seu negócio
Tudo o que você precisa saber sobre gestão de tesouraria: o que é, porque é importante para a saúde financeira do seu negócio e como funciona.
Índice:
Ter um negócio saudável pode parecer um enorme desafio, mas isso é possível e passa diretamente pela gestão de tesouraria. Ela pode ser comparada ao coração de uma empresa: enquanto estiver funcionando corretamente, todos os outros departamentos conseguirão cumprir suas funções e você terá as melhores soluções para seu negócio.
Mas o que é a gestão de tesouraria? Qual a sua importância para a saúde financeira de um negócio? E quais são seus principais objetivos e funções?
O que é a gestão de tesouraria?
A gestão de tesouraria cuida de todos os recursos financeiros de uma empresa, garantindo que eles sejam utilizados de forma correta para que a organização controle bem suas operações e alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Também podemos dizer que ela é vital para diminuir os riscos financeiros e operacionais da empresa. Ou seja, é um departamento que vai muito além de uma simples logística de caixa, pois ele gera informações extremamente valiosas para qualquer decisão estratégica e aumenta as chances de elas serem acertadas.
A gestão de tesouraria e sua importância para a saúde financeira do negócio
Cada empresa tem seus próprios objetivos, mas eles sempre dependem de uma boa saúde financeira. Afinal, existem despesas e compromissos que precisam ser cumpridos, além da necessidade de sobrar recursos que possam ser investidos e gerar retorno.
Nesse aspecto, vemos a importância do papel desempenhado pela gestão de tesouraria. Ao cumprir sua enorme responsabilidade de gerir todos os recursos financeiros disponíveis, ela permite que a empresa não seja afetada de forma direta ou extensiva por oscilações do mercado.
Além disso, um controle detalhado das movimentações gera relatórios que ajudam seus gestores a prever qualquer dificuldade e a ter o capital de giro necessário para lidar com eles.
Principais objetivos e funções da gestão de tesouraria
Para entender melhor como a gestão de tesouraria funciona, é fundamental saber quais são seus principais objetivos e funções. Confira:
-
Controlar o fluxo de caixa: uma das principais funções dessa área, o controle correto e detalhado do fluxo de caixa inclui acompanhar de perto as despesas e os pagamentos recebidos. Isso permite que sempre existam recursos suficientes para o dia a dia do negócio e que parte deles seja investido para gerar retorno.
-
Contas a pagar e a receber: aqui temos uma tarefa aparentemente simples, mas que também é fundamental. As contas a pagar incluem todos os compromissos com fornecedores, colaboradores e o governo, além dos gastos mensais com manutenção e matéria-prima. Por outro lado, as contas a receber envolvem o que vai entrar no caixa, como os pagamentos feitos por clientes, títulos de crédito e outros.
-
Obtenção de recursos financeiros: com tantas possibilidades no mercado, optar pelas melhores linhas de crédito é outra função importante da tesouraria. Aqui o objetivo é escolher aquela que oferece as melhores taxas, dentro do prazo pretendido. Sem isso, a empresa poderia ter um rombo em suas finanças, diminuindo sua rentabilidade ou até acabando com o negócio.
-
Investimentos: com um bom controle de caixa, é esperado que sobrem recursos todo mês, e eles precisam ser aplicados da melhor maneira possível. A gestão de tesouraria tem essa função, procurando sempre aplicar tais recursos com o menor risco possível e, de preferência, com elevada liquidez, especialmente quando o caixa é limitado e esse dinheiro precisa ser resgatado em pouco tempo. Com bons investimentos, a empresa vai crescer e alcançar seus objetivos mais rapidamente.
-
Proteção de risco: envolve prever os principais problemas que possam afetar a empresa, como mudanças de mercado, variações de câmbio e outros perigos que poderiam afetar sua saúde financeira.
-
Conciliações bancárias: envolve confrontar a contabilidade da empresa com os movimentos registrados pelos bancos, eliminando possíveis erros. Essa conciliaçao bancária precisa ser feita por empresas especializadas e sistemas confiáveis. Na Prosegur, temos uma plataforma que oferece as melhores soluções para a gestão de todos os movimentos (como recibos, devoluções, vendas, cancelamentos e outros). Isso mantem a contabilidade em dia e permite uma boa tomada de decisões.
-
Outras funções: além dos pontos destacados acima, a gestão de tesouraria também trabalha na negociação com clientes e fornecedores, contagem de caixa, planejamento tributário e em outras áreas relacionadas.
Conclusão
Como vimos, a gestão de tesouraria é fundamental para a saúde financeira. E isso vale não apenas para grandes corporações, mas para empresas de qualquer tamanho. E aqui temos uma dica valiosa que apresenta as melhores soluções para seu negócio: a Prosegur Cash, seu melhor parceiro na gestão do dinheiro.
Disponibilizamos diversas soluções inovadoras, como logística de valores com frota própria de 1.700 carros-fortes, cofre inteligente Cash Today, depósito diário, correspondente bancário, entre outros.
Em qualquer setor, como varejistas, drogarias, postos de combustíveis e supermercados, oferecemos um excelente auxílio de gestão de numerário, baseado em nossos mais de 40 anos em logística de valores. Além disso, contamos com as mais avançadas tecnologias disponíveis no setor, algo que apenas a maior empresa de segurança privada do Brasil poderia oferecer!.
-
Dinheiro em espécie na era digital: Mito ou realidade?
Novembro 15, 2024
-
PIX: Revolucionando o saque em espécie no varejo
Novembro 15, 2024
-
Internacionalização de empresas: O que é preciso?
Outubro 14, 2024