Saiba o que é um correspondente autorizado
Assim como as compras pela Internet possibilitam o acesso às mercadorias que não se encontram disponíveis nas proximidades do cliente e facilitam o processo de compra, o correspondente bancário ou correspondente autorizado, é uma alternativa que garante fácil acesso ao sistema financeiro para a população.
Assim como as compras pela Internet possibilitam o acesso às mercadorias que não se encontram disponíveis nas proximidades do cliente e facilitam o processo de compra, o correspondente bancário ou correspondente autorizado, é uma alternativa que garante fácil acesso ao sistema financeiro para a população. É um ponto de serviço autorizado pela instituição bancária localizado em empresas ou negócios, tais como farmácias, supermercados ou até lojas abertas 24h por día e que permite a realização de operações e transações bancárias. Os correspondentes autorizados agem de forma relativamente autônoma, embora a autorização final de cada serviço venha do banco vinculado.
Os bancos correspondentes podem ser de dois tipos:
- Correspondentes autorizados: Eles assinam acordos com os bancos para oferecer diretamente os produtos financeiros do banco.
- Bancos correspondentes híbridos: Efetuam transações (pagamento de boletos, saques, etc) + concessão de empréstimos e abertura de conta.
As vantagens de operar com correspondentes autorizados são múltiplas:
- Oferecem uma solução conveniente para bancos, possibilitando a expansão de suas atividades operacionais a áreas geográficas remotas ou pequenas localidades, melhoramento do serviço oferecido e garantia de acesso e envolvimento com um número maior de clientes.
- Também é benéfico para os usuários, pois eles têm horários de abertura mais longos do que os bancos, às vezes até nos fins de semana; prevenindo que clientes tenham que viajar longas distâncias para realizar transações diárias e, é claro, ajudando a evitar filas de espera nos bancos. Essas transações normalmente não têm um custo adicional e são registradas como se tivessem sido feitas no próprio banco.
- Tal benefício também se estende às empresas ou negócios que optam por se tornar correspondentes autorizados.
Quais são as vantagens de ser um correspondente autorizado para uma empresa?
Definir o que é um correspondente autorizado é uma missão muito fácil, mas especificar as vantagens de se tornar um é ainda mais fácil.
- Aumento das vendas para a empresa à medida que o número de visitantes aumenta. Isto também aumentará a visibilidade e a consciência da atividade que está sendo realizada ou das mercadorias que estão sendo vendidas.
- Ele aumenta a confiança no negócio e fortalece a reputação comercial. A assinatura de um acordo com um banco para realizar suas operações oferece garantias a outros clientes sobre a confiabilidade e a solidez econômica do negócio.
- Obtém-se um benefício econômico, uma vez que é cobrada uma comissão da entidade pelas operações viabilizadas como correspondente autorizado.
- O número de serviços oferecidos pela empresa é aumentado.
- O negócio torna-se um ponto focal para a comunidade na qual está localizado, mesmo para pessoas que não eram o público-alvo do negócio original.
O que é preciso para se tornar um correspondente autorizado?
Não há dificuldade em se tornar um correspondente autorizado, é necessário somente que alguns pré-requisitos sejam atendidos.
Para se tornar um correspondente autorizado é necessário assinar um acordo com um banco e, portanto, cada banco pode estabelecer requisitos específicos para o acesso ao banco correspondente. Algumas das exigências gerais incluem:
- Ter pessoal especializado e adequadamente treinado para operar os equipamentos necessários para realizar os processos de identificação, envio e recebimento de dinheiro.
- Medidas de segurança tanto na transferência, manuseio e conservação do dinheiro que garantem tanto a sua segurança como a dos usuários.
- Sistema seguro no tratamento da confidencialidade dos clientes com os quais negocia e dos dados tratados.
Além disso, a figura do correspondente autorizado deve ser regida pelas normas legais e fiscais existentes para este fim e cumprir as condições aí estabelecidas. Da mesma forma, suas operações estão sujeitas aos órgãos de controle financeiro de maneira direta ou indireta determinada por eles.
Os serviços que um correspondente autorizado pode oferecer são múltiplos, e podem variar dependendo do acordo assinado com o banco, mas os mais comuns são:
- Depósitos em conta corrente ou poupança.
- Verificação do saldo de contas correntes ou de poupança ou cartões de crédito.
- Saques em dinheiro de contas correntes ou de poupança.
- Transferências para outras contas bancárias.
- Pagamento de serviços públicos ou privados, assim como impostos e taxas, tais como taxas de segurança.
- Pagamento de obrigações de crédito ou similares.
Em resumo, tornar-se um correspondente autorizado é uma grande oportunidade para qualquer negócio em termos econômicos tangíveis e intangíveis, como o prestígio da marca. O processo para se tornar um correspondente autorizado inclui uma série de requisitos não muito complicados que devem ser cumpridos, em relação ao acordo com o banco que está sendo representado e em relação aos regulamentos em vigor.
-
Dinheiro em espécie na era digital: Mito ou realidade?
Novembro 15, 2024
-
PIX: Revolucionando o saque em espécie no varejo
Novembro 15, 2024
-
Internacionalização de empresas: O que é preciso?
Outubro 14, 2024