Contagem de caixa: o que é e para que serve
A contagem de caixa é uma das atividades mais necessárias em qualquer negócio ou PME, mas também uma das mais ingratas.
Índice:
A contagem de caixa é uma das atividades mais necessárias em qualquer negócio ou PME, mas também uma das mais ingratas. É uma das operações internas mais demoradas e que consome mais recursos em qualquer empresa. É também um dos mais problemáticos por várias razões.
Cash Today é uma das soluções para gestão de dinheiro que oferecemos na Prosegur são a melhor maneira de garantir uma contabilidade de caixa eficaz e rápida para qualquer negócio. Inclui a instalação de uma caixa inteligente para contagem profissional contínua, e possui sistemas de segurança eficientes para lidar com os problemas mais comuns que surgem nestas operações.
O que é uma contagem de caixa?
Uma contagem em dinheiro é o nome dado à contagem de dinheiro que reflete as transações realizadas em um determinado período de tempo por uma empresa ou PME. Ele permite:
- Certificar que não há discrepâncias entre o dinheiro em caixa e o saldo do Razão Geral.
- Identificar erros no balanço operacional total das operações da empresa.
- Prevenir e corrigir erros para que não criem um desequilíbrio significativo.
- Implementar medidas de segurança e controle, por exemplo, para detectar cédulas falsificadas.
- Certificar a honestidade e a eficiência dos responsáveis da caixa, evitando pequenos furtos ou comportamentos irresponsáveis.
Passos a seguir para realizar uma contagem de caixa
Uma contagem de caixa é geralmente realizada diariamente quando todas as operações comerciais foram encerradas, a fim de obter uma imagem precisa da realidade contábil e financeira do negócio.
Outras opções podem ser:
- Executando-o espontaneamente como uma forma de controle adicional. Isto assegura que as boas práticas contábeis sejam realizadas de forma contínua e que não haja correções artificiais no final do dia de trabalho.
- Fazer uma contagem de caixa no final do turno de cada um dos responsáveis de caixa. Isto certifica se os desajustes ocorrem sob a supervisão de uma pessoa específica.
Os passos a seguir na contagem são os seguintes:
- Contar o efetivo que há na caixa de dinheiro da empresa no momento do fechamento.
- Verificar se o dinheiro em espécie corresponde ao mostrado no balanço da Razão.
- Elaboração de um relatório final observando as diferenças e observações. Este relatório é geralmente analisado pelo departamento de contabilidade para validação ou maiores esclarecimentos.
A conciliação entre o dinheiro em caixa e o saldo total contábil deve levar em conta todas as transações feitas durante o dia:
- Pagamentos feitos por qualquer meio autorizado: cartões de crédito ou débito, compras on-line ou vales-presente.
- Pagamentos feitos para cumprir as obrigações da empresa, tais como pagamentos a fornecedores.
- Descontos concedidos independentemente do motivo.
- Reembolsos ou trocas e a forma em que foram feitos. Uma questão complicada devido às múltiplas opções frequentemente oferecidas: reembolsos totais e parciais, diferenças de preço a favor ou contra a empresa, etc.
Problemas que podem surgir durante uma contagem de caixa
Durante a contagem de caixa, podem ocorrer 2 problemas principais:
Em primeiro lugar, pode ser que haja um excedente de caixa. Uma situação em que o saldo de caixa é maior do que o saldo contábil da empresa.
Em segundo lugar, e mais preocupante, pode haver uma situação em que há falta de dinheiro. Ou seja, há menos dinheiro na caixa do que deveria haver de acordo com o saldo geral contábil. A escassez de dinheiro neste aspecto é geralmente devida a uma variedade de razões, tanto intencionais como não intencionais:
- Erros contábeis, tais como uma contagem incorreta, falta de pagamento ou de cupons de cobrança ou outros erros de registro contábil.
- Erros de cobrança ou pagamento por parte do caixa.
- Existência de bilhetes falsos que passaram nos cheques do caixa.
- Roubos internos por funcionários ou roubos externos.
Há diferentes maneiras de processar essas deficiências, incluindo manter diferentes contas, identificar deficiências como despesas ou passar essas deficiências para o gerente.
Uma maneira particularmente fácil é usar o sistema de gerenciamento de caixa Cash Today que oferecemos na Prosegur. Nosso cofre inteligente aborda muitos dos problemas descritos acima porque ele:
- Realiza imediatamente a contabilidade e o controle de todas as operações da empresa.
- Detecta e rejeita notas e moedas falsas ou não legais.
- Realiza a contagem automática.
- Reduz o tempo de back office.
A contagem de caixa é, portanto, a melhor maneira de garantir a situação financeira da empresa de maneira realista e é essencial para detectar erros e implementar medidas para corrigi-los.
-
Dinheiro em espécie na era digital: Mito ou realidade?
Novembro 15, 2024
-
PIX: Revolucionando o saque em espécie no varejo
Novembro 15, 2024
-
Internacionalização de empresas: O que é preciso?
Outubro 14, 2024